Doenças emocionais causadas pelo mau uso da Palavra


"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." 2 Timóteo 2:15

Se não manejarmos a Palavra de Deus corretamente vamos não somente nos machucar mas machucar profundamente os outros com ela. Há muitas pessoas em nosso meio que não são verdadeiramente convertidas, não nasceram de novo, não aceitam e nem desejam mudar e nem ser repreendidas e que sempre vão reclamar de tudo e culpar outras pessoas por tudo, e sempre se fazer de vítimas e pobres coitadas. Mas há um grande grupo de pessoas que infelizmente ainda que tenha nascido de novo hoje se encontra com doenças tais como depressão, síndrome do pânico, transtornos de ansiedade, e que infelizmente tiveram ou tem o seu gatilho exatamente no mau uso da Palavra de Deus. São pessoas que muitas vezes tem uma fé verdadeira em Jesus Cristo, mas estão se prendendo demais a excessos de cobranças sobre si mesmos, ligando demais para o que os outros pensam ou vão achar, vivendo uma vida "fake" (falsa), que é muito pesada de se viver - esse não é o fardo que Jesus quis nos dar. O modo como muitos cristãos estão entendendo o evangelho infelizmente é o que está levando muitos entre nós a depressão e suicídio, além de tudo, a viver uma vida sem esperança - sem evangelho. Evangelho significa Boas Novas, e encontrar Jesus é uma experiência maravilhosa e transformadora de vida, de coração, de mente, de perspectiva e de direção de vida. Muitas pessoas vivem apenas em medo e angústia a respeito dos seus pecados - Deus para elas é apenas culpa e medo, e isso me leva a crer que boa parte dos cristãos ainda não está convicto do perdão dos pecados em Jesus Cristo, ainda não está convicto, quer dizer, ainda não crê cem por cento naquilo que Jesus fez, pois o Espírito Santo não é espírito de temor, de medo, mas de adoção e nos faz saber que somos filhos de Deus.

Eu sei que nem sempre doenças como depressão tem uma causa espiritual, mas um fato é que a falta de entendimento, e de conhecimento de Deus, pode sim levar uma pessoa a um quadro de depressão por exemplo. Uma das coisas que eu creio que a palavra de Deus pode nos ajudar a ter é exatamente equilibrio e maturidade emocional. O Espírito Santo pode nos ajudar com as nossas emoções, e o conhecimento das instruções de Deus podem acalmar o nosso coração. Por exemplo, você tem medo de morrer, mas quando percebe que Jesus morreu por você e te salvou, então morrer passa a ser lucro. Eu creio que Deus pode mudar a nossa mentalidade e renová-la de acordo com a palavra de Deus.

Tudo que estou tentando escrever na verdade é que tristemente a causa de muitas doenças emocionais que temos entre os cristãos não é física ou fisiológica, biológica, ou seja lá que termo você queira dar, mas elas tiveram justamente como gatilho que as desencadeou uma má interpretação e vivência da Palavra de Deus.

Isso vai de loucura, esquizofrênia, a transtornos de ansiedade, síndrome do pânico, complexos de inferioridade, megalomania, narcisismo, ou seja lá qual nome você queira mais lembrar!

É como comer comida estragada, sim, você vai passar mal!

Olhe para Jesus, não tenha medo!
Share on Google Plus

Sobre Altar de Arrependimento

Um site com mensagens sobre o Evangelho de Jesus Cristo, o qual é a minha recompensa e o que espero ter tanto nesta quanto depois desta vida.