Lamentações de Jeremias


Sexta, 04 de Agosto de 2017
Dia do ano: 216
Devocional número 079

Os meus olhos choram, e não cessam, porque não há descanso, Lamentações 3:49

Jeremias estava pregando e anunciando que um castigo de Deus estava vindo sobre o povo por causa dos seus pecados. Um tremendo castigo, muito dolorido, e aquele era o momento do povo voltar-se a Deus, era a hora de se arrependerem rapidamente, antes que fosse tarde. Ninguém quis escutar a voz de Jeremias, ele foi taxado de inimigo do povo de Deus, o chamaram de aliado dos babilônicos e conspirador contra o seu próprio povo. A profecia dava conta de que Jerusalém seria invadida pela Babilônia e seria saqueada e queimada a fogo. Jeremias era um grande intercessor daquele povo, e ele orou ao Senhor por eles até que o Senhor lhe ordenou que parasse de orar. Na verdade o profeta sentia a dor do coração de Deus por aquilo que iria acontecer com aquele povo, e também pelo desprezo que aquele povo dava para o Senhor seu Deus. Jeremias chorou muito em seu ministério, sofreu, foi maltratado, foi acusado injustamente, preso, e por fim, o castigo profetizado por Jeremias tristemente caiu sobre Jerusalém e sobre o seu povo, Babilônia veio e invadiu, levou cativos, queimou a cidade, apenas aos pobres deixaram em paz.

Como poderia Jeremias se regozijar da precisão da sua profecia e do cumprimento das palavras da sua boca? E é por isso que nós temos na bíblia o livro de Lamentações de Jeremias, que representa o choro do profeta pela queda, ruína e aflição do seu povo. Aquele povo não era um povo inocente, foram julgados por suas culpas, era justo seu castigo, mas o choro do profeta é na verdade uma representação do choro do próprio Senhor por aquelas almas, um Deus que não tem prazer na morte daquele que morre. O choro de Jeremias, pelo povo que o havia desprezado, maltratado e injustiçado, se devia na verdade ao próprio coração do Senhor que fora compartilhado com o profeta. O fardo que ele carregava era o peso do Senhor por aquele povo, e o amor do Senhor por aquele povo. O Senhor não se alegra quando profecias de juízo se cumprem, a alegria do Senhor é quando um pecador se arrepende. A bíblia diz que há festa nos céus quando um pecador volta para os braços de Deus, que o Senhor está disposto a nos receber prontamente, com festa e alegria se nós quisermos voltar para Ele. Se quisermos escutar ao Senhor e voltar o nosso coração a Ele encontraremos um Deus disposto a nos perdoar e nos purificar dos nossos pecados e culpas. Um Deus que tem poder de tirar nosso coração endurecido como pedra e nos dar um novo coração, macio de carne, e cheio do Seu Espírito Santo.

Talvez você se pergunte, o quanto Deus está disposto a perdoar? Mas a pergunta maior seria esta, será que você quer o perdão de Deus?

Olhe para a cruz, e verá que Deus não mediu esforços para nos trazer de volta, das trevas para a luz.

Vamos voltar ao Senhor.

Altar de Arrependimento.
Share on Google Plus

Sobre Altar de Arrependimento

Nosso intuito é pregar o Evangelho de Jesus Cristo gratuitamente, sem pedir ofertas, sem falar em dinheiro, levando o conhecimento de Cristo a todos de graça e pela graça que nos foi dada pela Cruz e pelo Sangue do Nosso Senhor Jesus. Nosso foco é preparar o caminho, preparar um povo para a volta do Senhor Jesus em Arrependimento e Santidade pelo Poder do Espírito Santo de Deus, para a Glória de Jesus e do Pai em Seu Filho Amado a quem nós também amamos, recebemos e ouvimos como Único Deus Senhor e Salvador.