Você tem mastigado a palavra ou apenas engole precipitadamente?


Quinta, 06 de Julho de 2017
Dia do ano: 187
Devocional número 050

Se você ouve bem, você também vai falar bem, é por isso que está escrito que todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar. Os nossos ouvidos provam as palavras assim como o estômago prova os alimentos. Mas, como você tem digerido aquilo que tem escutado? Você é daquelas pessoas precipitadas, que ouve com pressa, achando que já entendeu tudo, e depois fala com precipitação? Ansiosos por falar. Você tem mastigado aquilo que está ouvindo? Cães não mastigam a comida, normalmente quando damos algo eles engolem "a seco". Mas cães tem um sistema digestivo preparado para isso, o homem não, a digestão do alimento começa na boca, então é necessário mastigar muito bem o que você come. Mastigar sem pressa, mastigar com calma, nada de engolir precipitadamente como os cães.

Muitos hoje escutam palavras e já acham que entenderam e depois saem falando colocando os pés pelas mãos! Pressa! Ninguém mais quer esperar em Deus! Eu vejo isso acontecer todo o tempo, escrevo um conselho para alguém, e a pessoa me responde "fiz aquilo que você falou"! Meu coração treme, sinto um frio na espinha, e então eu pergunto devagarzinho "o que foi que eu falei"? Então a pessoa fala e eu quase caio da cadeira! Não falei nada daquilo, mas a pessoa escutou tudo com pressa, fingiu que entendeu, ou achou que entendeu, e de repente lá está ela fazendo tudo errado e falando que "fui eu quem mandei"! Não, este tempo acabou! Acabou o tempo de você ser guiado pela cabeça dos outros, acabou o tempo de você escutar mensagens e não meditar nelas! Agora você precisa ouvir as coisas mas buscar ter a sua própria compreensão baseado na palavra! Agora, você precisa andar com as suas próprias pernas e não mais usar um pregador como muleta!

Eu amo o que a bíblia diz sobre Maria, que ela não entendia muitas das coisas que falavam e aconteciam a respeito de Jesus desde a sua infância. Maria porém não tentava desvendar mistérios que estavam além da sua compreensão naquele momento, ela não se precipitava na verdade a tirar conclusões, ela apenas guardava tudo no seu coração. Maria meditava! Sabe que Deus sempre falou dos animais que ruminam, como a vaca, eles ficam com o alimento ali na boca um tempão antes de engolir, mastigam, mastigam, mastigam, digerem muito bem, sem pressa e com muita calma! Quem ai já viu uma vaca de perto? Ou um boi? Então você já viu que eles estão sempre mastigando, mastigando, mastigando! Na verdade eles estão ruminando, que é mastigar, regurgitar, e remastigar o alimento várias vezes, e na lei os animais ruminantes e de casco fendido são animais limpos! Rumine a palavra, em nome de Jesus! Chega deste hábito moderno, de comer em pé, com pressa, sem desfrutar, sem apreciar, sem mastigar! Senta a mesa e come com calma! Eu acho bom os irmãos todos criarem o hábito de mastigar o alimento, mastigar com calma, orar sobre ele, para que você tome decisões sábias, sensatas e conscientes! Não seja apenas mais um daqueles "ah, eu fiz porque o pastor mandou"!

Quem não mastiga a palavra, e a engole precipitadamente, sempre acha que entendeu quando na verdade não entendeu nada, e sempre toma atitudes precipitadas achando que está obedecendo a Deus!

Mastigar a palavra até mesmo curará você do desespero em "obedecer" a Deus, aquelas coisas do tipo "ai meu Deus se eu não obedecer vou para o inferno". Será desespero e precipitação o motivo da tua obediência? Desespero e precipitação apenas fazem a gente distorcer a palavra e tomar atitudes precipitadas "em nome de Jesus"! E há muitas que poderiam ser evitadas!

Ah, se vocês mastigassem a palavra com calma, e se procurassem compreendê-la antes de agir! Suas atitudes seriam mais calmas, serenas, conscientes, sensatas, sábias, honestas, imparciais, justas, coerentes, nobres!

Mas ruminar a palavra leva tempo, muito tempo, e quem tem tempo para isso hoje em dia?

Faça como o boi, rumine! Rumine a Palavra!

Altar de Arrependimento.
Share on Google Plus

Sobre Altar de Arrependimento

Nosso intuito é pregar o Evangelho de Jesus Cristo gratuitamente, sem pedir ofertas, sem falar em dinheiro, levando o conhecimento de Cristo a todos de graça e pela graça que nos foi dada pela Cruz e pelo Sangue do Nosso Senhor Jesus. Nosso foco é preparar o caminho, preparar um povo para a volta do Senhor Jesus em Arrependimento e Santidade pelo Poder do Espírito Santo de Deus, para a Glória de Jesus e do Pai em Seu Filho Amado a quem nós também amamos, recebemos e ouvimos como Único Deus Senhor e Salvador.