Sedentarismo espiritual: Um mal do mundo moderno, um mal da igreja moderna


Domingo, 09 de Julho de 2017
Dia do ano: 190
Devocional número 053


"Porque assim diz o Senhor à casa de Israel: Buscai-me, e vivei." Amós 5:4

Ser sedentário é ser aquele que está quase sempre sentado, inativo. Sedentarismo é um grande problema nos dias em que vivemos, não é necessário explicar muito o significado disso já que muitos vivem na prática uma vida sedentária. A falta de atividade claramente não faz bem para ninguém, todos os médicos prescrevem exercícios físicos pelo menos moderados como forma de manter o corpo em bom funcionamento, e pela experiência que temos sabemos que nosso corpo funciona do seguinte modo, quanto menos faz, menos fará, quanto menos fizer, menos vai querer fazer. Isso é uma grande realidade, nosso corpo ama o sedentarismo mesmo sabendo que sedentarismo faz um mal enorme para ele. Sair do sedentarismo não é muito fácil, pois o sedentarismo é um hábito que começa na mente, um corpo sedentário é fruto de uma mente sedentária, por isso é necessário uma mudança de mente, uma renovação da mentalidade que nada mais é do que uma mudança do modo de pensar.

O principal sedentarismo que nos preocupa hoje em dia é um tipo de sedentarismo espiritual, algo como uma frieza ou mornidão relacionado as coisas de Deus, aos assuntos de Nosso Pai que está nos céus. Não é fácil sair do sedentarismo, tomar a iniciativa de praticar exercícios, mudar a dieta, sentir seu corpo pesando mais que uma tonelada e meia, sentir dores, cansaço, ver mais dificuldade do que resultado no começo, ver pouco resultado e mesmo assim ter de perseverar! Afinal de contas não adianta nada se exercitar um dia e depois só vir a se exercitar novamente daqui um mês, ou um ano. Quanto menos fazemos, menos vamos querer fazer, e assim nos tornamos passivos, sedentários, ficamos moles, e a vida é muito dura para quem é mole. O sedentarismo espiritual e a falta de atitude em tomar alguma atitude com relação a sua vida espiritual é um problema que atinge multidões de cristãos hoje em dia. Eles conseguem se sentar indiferentes e verem as suas vidas espirituais escorrerem pelo ralo da pia abaixo sem serem capazes de tomar nenhuma atitude. Se tornaram inativos espiritualmente, sem poder para tomar uma reação com relação a lamentável condição da sua caminhada com Deus.

Sedentarismo espiritual mata! Mude a sua dieta espiritual, inclua uma alimentação mais rica e nutritiva, balanceada pela Palavra de Deus! Inclua caminhadas diárias com o Espírito Santo do Senhor! Faça sempre exercícios de oração, meditação nas palavras de Deus, "exercita-te a ti mesmo na piedade", foi o que Paulo aconselhou a Timóteo, "pois a piedade para tudo é proveitosa"! Exercite-se em boas obras, na fé, na mansidão, na esperança, no amor ao próximo! E saiba que assim como é com o nosso corpo, é também com a nossa alma neste caso, não adianta exercitar-se um dia e depois desistir do treinamento, e ir fazer exercício daqui dois meses! Nada disso! É preciso manter um ritimo constante e progressivo! Não adianta comer bem hoje, e amanhã comer qualquer porcaria! Você deve manter um programa constante, diário, de manutenção da sua saúde e da qualidade da sua vida espiritual! Há alimentos que você deve banir da sua dieta para sempre, como qualquer raiz de amargura, inveja, gritarias, contendas, rancores, mágoas, e muitos outros semelhantes a estes! Fofocas e mexericos então, nem pensar! São doces bocados, mas são venenos para a alma!

"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor." 1 Coríntios 15:58

Sedentarismo espiritual mata, não seja inativo no Espírito, tome uma atitude, pelo bem eterno da tua alma! Matricule-se na academia do Espírito Santo, é de graça, aulas 24 horas por dia, mesmo a Céus Abertos, toda hora é hora de exercitar o coração na direção e na Presença do Senhor! Você se sentirá aliviado, bem mais disposto e revigorado (renovado) espiritualmente! Sua saúde agradece! Consulte ao Médico dos médicos, peça orientação, tenho certeza que Ele pode te ajudar, e a sua consulta também é gratuíta!

Busque a Deus e viva! Saia da ociosidade e inatividade espiritual!

Altar de Arrependimento.
Share on Google Plus

Sobre Altar de Arrependimento

Nosso intuito é pregar o Evangelho de Jesus Cristo gratuitamente, sem pedir ofertas, sem falar em dinheiro, levando o conhecimento de Cristo a todos de graça e pela graça que nos foi dada pela Cruz e pelo Sangue do Nosso Senhor Jesus. Nosso foco é preparar o caminho, preparar um povo para a volta do Senhor Jesus em Arrependimento e Santidade pelo Poder do Espírito Santo de Deus, para a Glória de Jesus e do Pai em Seu Filho Amado a quem nós também amamos, recebemos e ouvimos como Único Deus Senhor e Salvador.