O amor de muitos se esfriará


Sexta, 07 de Julho de 2017
Dia do ano: 188
Devocional número 051

"E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará." Mateus 24:12

O texto de hoje é um pouquinho mais longo do que o dos outros dias, mas é necessário falar destas coisas. A cena profética descrita pelo Senhor Jesus nos declara que quanto mais formos avançando no tempo mais difíceis e trabalhosas se tornarão todas as coisas. Cada dia que passa se tornará mais difícil ser um servo de Deus, cada dia nos custará mais. A profecia do Senhor para estes dias do fim, que vemos se cumprindo a risca, diz exatamente que de um lado a iniquidade se multiplicaria, enquanto do outro o amor de muitos se esfriaria. A bíblia não diz que o amor de alguns se esfriaria, mas sim o amor de muitos. Há uma tradução que diz "o amor de quase todos esfriará", e este é o cenário no qual vivemos e no qual somos chamados para ser cristãos.

Será que é possível vencer este mundo tenebroso nos dias do fim? Sim, é claro que é, com Deus tudo é possível, e o próprio versículo que citamos já responde esta questão claramente! Quando o Senhor diz que a iniquidade se multiplicará isso significa que viveremos dias semelhantes as histórias bíblicas de Sodoma e Gomorra, ou dos dias de Noé, dias em que a humanidade havia se tornado insensível a Deus em extremo. Vivemos nestes dias onde o amor pelo Senhor e pelo irmão, pelo próximo, tem se esfriado, ventos congelantes e cada vez mais poderosos sopram sobre as nossas lâmpadas tentando apagar a chama do Espírito Santo que há dentro de cada cristão. Isso nos traz poderosa lição, de que será exigido muito de nossas lâmpadas nestes dias, quanto mais forte os ventos sopram, então mais Azeite é requerido da lâmpada para abastecê-la e manter a chama sempre acesa.

Não pare de queimar o Óleo, nestes dias que vivemos, não pare de queimar o Azeite do Espírito Santo!

A hora em que vivemos é a hora em que deveríamos estar avançando e rompendo em uma maior comunhão com Deus, já deveríamos ter compreendido que se não alimentarmos bem a lâmpada do nosso coração nossa chama se apagará, deveríamos ter estado atentos de que exige-se mais de nós (de nossas lâmpadas) e por isso não é hora de pensar em retroceder. Eu vejo muitos diminuindo a marcha bem na hora em que deveríamos estar marchando em um ritmo mais forte ainda, pois é necessário para nós. A bíblia já declara que a graça de Deus sempre será suficiente, ela verdadeiramente nos basta, e também diz que onde o pecado abundou então a graça de Deus superabundou. A graça de Deus, enquanto disponível aos homens, sempre será maior que as trevas que encobrem a terra. Lemos isso em Isaías no capítulo 60 onde o Senhor descreve que as nações da terra vão mergulhar nas mais densas trevas já vistas desde que a humanidade foi criada, mas sobre o povo de Deus haverá luz, e a glória do Senhor resplandecerá sobre o povo. Como nos dias do Egito, havia trevas sobre os egipcios, mas havia luz sobre o povo de Deus!

→ Mas, de qual povo está falando a bíblia? Quem é este "povo de Deus"?

A bíblia não fala a respeito de todo o povo que hoje professa de lábios ser cristão e frequenta cultos ou igrejas nos lares. Não, Deus não está falando da maioria. O povo sobre o qual a luz da glória do Senhor irá resplandecer nestes dias é o povo do Óleo, os filhos do Óleo, os filhos da Unção do Espírito Santo. Isso não engloba todos os que se chamam cristãos atualmente, mas nas palavras do Senhor Jesus, engloba apenas um pequeno remanescente que permanecerá fiel, que se diporá a encarar a luta destes dias, e que se permitirá ser mudado pelo Espírito Santo e fortalecido pelo Espírito Santo. A escritura declara que o povo de Deus nestes dias do fim se tornará forte e fará proezas em meio as suas muitas aflições. Este povo que será fortalecido, sobre quem será derramado o Espírito lá do alto nestes dias, é apenas um pequeno remanescente. Quando o Senhor disse que o amor de quase todos se esfriaria Ele está deixando para nós bem claro que haverá um remanescente, pequeno, quase todos não significa todos! É por isso que o Senhor usa estas palavras para fazer separação entre o seu povo verdadeiro, os que lutarão e não se permitirão esfriar, e os outros que serão vencidos por este mundo. O povo de Deus é o povo que recebeu ao Espírito Santo e se manteve andando com Ele.

O papel do Espírito Santo é central para isso, e é justamente por este motivo que igrejas e cristãos que não aprenderam a crer no Espírito Santo e a depender do Espírito Santo serão facilmente engolidos pelas trevas nestes dias. Até  mesmo para o remanescente fiel não será nada fácil, será uma tremenda luta, e eles sentindo que os dias são maus, e que o tempo está congelante, buscarão revestir-se de vestes que suportem o frio mortal destes dias. Estes buscarão revestimento no Senhor e isso será contado como sabedoria para eles. Outros morrerão de hipotermia espiritual nestes dias por não irem buscar agasalho e refugio no Senhor. A bíblia declara o papel do Espírito Santo quando João declarou em sua epístola que "maior é o que está em nós do que o que está neste mundo", e então é por causa disso, por causa do Espírito Santo que em nós habita que poderemos vencer este mundo não importa quão frio ele esteja nestes dias finais. É por isso que é fundamental nestes dias você ser e se manter cheio do Espírito Santo. Os custos para isso são altos, pois a vida que vivemos não nos favorece pensar em Deus, em cada lugar e esquina deste mundo (não bastasse a nossa fraqueza interior), haverá sempre algo para te dizer "esqueça de Deus, não vale a pena". Mas os que foram cheios e se mantiveram cheios, com quebrantamento de coração, estes serão sobrenaturalmente fortalecidos e sobreviverão.

O Senhor disse que "o amor de muitos esfriará", não são todos, então Ele está nos dizendo em outras palavras "haverão dias muito frios pela frente, o amor de quase todos esfriará, mas eu lhes asseguro que haverá um pequeno remanescente que permanecerá aquecido e que preservarei com meu amor, lhes asseguro que haverão vencedores, não, não são todos que se esfriarão!". Estes vencedores são os que se permitiram ser aquecidos pelo Senhor nestes dias. O Senhor também está declarando que Ele cumprirá a sua promessa até o fim, como prometeu estar conosco todos os dias até a consumação dos séculos, o Senhor está dizendo que os céus se abrem nestes dias e o que Ele tem preparado para derramar sobre o seu povo, o seu remanescente, os poucos que Ele mesmo assegurou "vencerão", este derramar é muito maior do que toda a iniquidade destes dias, quem abrir o seu coração para o Senhor será capaz de andar sobre as águas nesta hora! Não será fácil e indolor atingir esta estatura espiritual e andar com o Senhor, mas as coisas que o Senhor tem preparado para estes dias do fim são tremendas! Ele preservou o melhor vinho justamente para esta hora, não subestime o poder das trevas que avançam hoje, e não subestime o poder da Unção do Espírito Santo sobre o seu pequeno remanescente!

Este pequeno remanescente fiel carregará nestes dias todo o peso espiritual do Senhor, o fardo do Senhor com relação a este geração. Estes são os que "carregarão a arca" nestes dias, carregarão a Nova Aliança com o Senhor, eles andarão com Deus! O Senhor foi quem disse "o amor de muitos", quer dizer, são quase todos, mas não são todos, há sim um pequeno povo que está separado deste muitos, e o que separa-os destes muitos é justamente a chama que há em seus corações, a qual deve arder mais do que nunca nestes dias. Se o mundo entra pouco a pouco numa situação sete vezes piores, então é melhor que o nosso coração esteja setenta vezes mais aquecido! Imagine o quanto arderá em chamas o coração da última geração de cristãos! O suficiente para sobrepujar toda a frieza espiritual destes dias! O fogo que arde no coração dos cristãos remanescentes do final dos tempos não será esfriado pela congelante temperatura exterior! Eles irão manter a adoração e o testemunho de Jesus Cristo até o fim, este pequeno, desprezado, não famoso mas poderoso remanescente do Senhor!

Se há tanta unção assim disponível, porque então a maioria deixou o seu amor esfriar?

Esta pergunta não tem talvez uma resposta curta, direta e simples, mas nós vemos muito bem na escritura que a Fonte esteve aberta por séculos, aqueles que quisessem poderiam ir e beber. Deus não faz acepção de pessoas e chama a todos que bebam das águas de Salvação em Jesus Cristo! Isso certamten não seria sem lutas, mas seria possível, e infelizmente a maioria simplesmente não foi beber das águas da Fonte que o Senhor mesmo foi quem inaugurou e abriu no Calvário. A boa notícia é que o Senhor está enchendo os vasos com o Espírito Santo hoje, mas poucos foram os que foram sábios e foram até o Senhor. A maioria não foi, os motivos são muitos, e apesar de tanta unção disponível em nossos dias a maioria acabou sendo participante de uma comunhão com Deus incompleta, parcial talvez, acabou sendo vencido pelo engano do materialismo na casa de Deus, e as mensagens que prometem um evangelho sem cruz e sem dor. A maioria foi como alguém que morreu de sede mesmo estando a beira de águas boas para se beber, e morreu de fome enquanto sem saber tinha pão a vontade na sua dispensa.

Seu coração tem esfriado? Tem voltado em pensamento ao Egito? É impossível não sentir o vento cortando a nossa face nestes dias! É impossível não sentir a oposição que tenta nos empurrar de volta se você está lutando para caminhar e prosseguir! Este é o vento congelante dos dias do fim, o deserto gelado que estamos passando! Mas nós podemos buscar abrigo debaixo das asas do Senhor, podemos buscar refúgio na palavra de Deus, na oração, na fé, na confiança no Senhor, na perseverança que nunca desiste mesmo quando todas as situações são contrárias. Sim, não será fácil, mas o Senhor mesmo foi quem falou que "o amor de muitos esfriará", não são todos! Isso quer dizer que as palavras de Jesus afirmam os seguinte "há um pequeno povo cujo amor não esfriará mesmo nestes terríveis dias do fim!" O amor de muitos esfriará então também quer dizer "a iniquidade se multiplicará mas certamente haverá alguns poucos (poucos!) cujo amor não esfriará"! Esta é a esperança bendita, que o Senhor já pronunciou a vitória do seu pequeno rebanho, que não tem em quem confiar a não ser no Senhor nestes dias!

O seu coração está frio? Você está morrendo espiritualmente? Já morreu talvez faz tempo? Você certamente sente o gelo espiritual, a frieza da vida na terra! Mas há brasas vivas no Altar do Senhor, brasas ardentes, brasas acesas, que podem tocar seu coração e te fazer voltar a viver, e o seu coração voltar a bater para o Senhor Jesus Cristo! Guarde o seu coração, se envolva na preparação para o Reino Eterno, seja ativo na sua comunhão com Deus ou você irá congelar nestes dias! Prepare o seu coração, mantenha a chama acesa, traga mais Azeite, não pare de queimar o Óleo! O prêmio é a salvação das nossas almas!

"E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra." Apocalipse 22:12

Deus os abençoe! Se arrependa, se prepare, não importa quão frio ou horrível, talvez morto você esteja, sujo, se volte ao Senhor, Ele vai te perdoar e aquecer seu coração com a Sua Doce e Maravilhosa Presença! Esta é a vontade de Deus, que voltemos nosso coração a Ele!

Shalom!

Altar de Arrependimento.
Share on Google Plus

Sobre Altar de Arrependimento

Nosso intuito é pregar o Evangelho de Jesus Cristo gratuitamente, sem pedir ofertas, sem falar em dinheiro, levando o conhecimento de Cristo a todos de graça e pela graça que nos foi dada pela Cruz e pelo Sangue do Nosso Senhor Jesus. Nosso foco é preparar o caminho, preparar um povo para a volta do Senhor Jesus em Arrependimento e Santidade pelo Poder do Espírito Santo de Deus, para a Glória de Jesus e do Pai em Seu Filho Amado a quem nós também amamos, recebemos e ouvimos como Único Deus Senhor e Salvador.