A coragem de Isabel - Não, mas o nome dele vai ser João!


Sexta, 30 de Junho de 2017
Dia do ano: 181
Devocional número 044

Quando você tem um filho então você sabe muito bem que todas as pessoas sempre vão querer dar palpite na vida do seu filho. Vão querer palpitar sobre como você deve vestir, educar, alimentar. Cada um vai dizer "se fosse meu filho eu faria assim, assim e assim". Mas na verdade se você mantiver a calma diante de tanta interferência exterior irá perceber que por mais que todos falem alguma coisa, até desejando o bem, mas a responsabilidade sobre o teu filho é tua. Você e sua esposa é quem terão que decidir e dar a última palavra, aquela criança é tua responsabilidade.

Na verdade a mesma coisa acontece com a nossa caminhada com Deus, a nossa vida espiritual. Na igreja hoje em dia nós temos muitos palpiteiros de plantão, há muita interferência externa querendo atuar sobre a nossa comunhão com Deus, mas se você mantiver a calma diante desta situação chegará inevitávelmente no ponto em que aprenderá que por mais que todos possam te dar palpites exteriores na verdade a tua caminhada com Deus, a tua vida espiritual, ela é responsabilidade tua! Isso quer dizer que, se você não zelar por ela ninguém mais pode zelar! Nem que alguém queira, pois a última palavra sobre a tua caminhada com Deus deve vir de você!

Nas palavras de Pedro nós devemos alimentar nossa alma com o leite puro e racional que é a Palavra de Deus para que possamos ir crescendo! E é neste ponto que eu adimiro muito a atitude de Isabel, mãe de João Batista! Isabel e Zacarias eram um casal que não podia ter filhos, mas o Senhor milagrosamente enviou o anjo Gabriel a anunciar a Zacarias que lhes fora dada a graça para ter um filho, e o seu nome seria João! Isso está em Lucas capítulo 1, e no versículo 13 o anjo já traz o nome daquela criança "do céu", o nome veio de Deus, e o nome era João! Eles sabiam que o nome era João, e se você ler verá que Zacarias ficou mudo até que João Batista nasceu, mas de algum modo ele comunicou a sua esposa que o nome da criança era João!

O texto continua e lá no versículo 59 no mesmo capítulo nós vemos todo mundo chamando o filho de Isabel de Zacarias, que era o comum, dar o nome do pai, ou de alguém da parentela! As pessoas todas começaram a interferir de tal modo no filho que Isabel havia recebido por milagre do Senhor, que a tal ponto queriam até mesmo lhe escolher o nome! Queriam dar o nome para ele apenas por costume, por tradição, por rotina! Queriam fazer de João Zacarias apenas porque era assim que todo mundo fazia, mas eles não sabiam que aquele menino tinha vindo ali justamente para quebrar costumes e rotinas daquele povo! A atitude que me alegra a alma é ver a coragem de Isabel em dizer a todos os presentes, isso no versículo 60, a coragem de Isabel em dizer na cara de todo mundo "não". Isabel disse "NÃO, PORÉM SEU NOME SERÁ JOÃO".

Isabel com um simples "não" enxotou todas as interferências exteriores que queriam decidir sobre aquilo que era sua responsabilidade!

Ah irmãos! Alguns de vocês, por que vocês estão permitindo que outras pessoas coloquem o nome que querem nos seus filhos, na herança que vocês receberam do Senhor? Não deixe que ninguém toque na sua responsabilidade diante de Deus! Isabel foi firme, e numa época em que as mulheres não tinha lá muita voz ativa, mas ela mesmo assim, nem esperou pelo seu marido mudo tomar a frente do negócio, ela apenas soube dizer não para todos! Ela não deixou ninguém se intrometer no nome do filho que Deus deu para ela! Isabel lutou com zelo e ciúmes pelo seu filho como uma ursa luta pela sua cria que foi roubada! Ela tirou João das mãos deles e fez prevalecer a vontade de Deus! Ela não deixou que transformassem João em Zacarias, Isabel foi sincera e firme, ainda que possa ter sido educada talvez, mas ela falou: "Não, mas o nome dele será JOÃO!" Ah, quantos há hoje em dia que não sabem dizer não! Se acovardam, se permitem ser roubados, não tem poder de reação, não sabem reagir, não sabem revidar, não sabem lutar, não sabem dizer "não, não toque aqui, o nome não é este, o nome dele é João"! Não sabem dizer até mesmo a pastores e "líderes espirituais""não, não toque na minha comunhão com Deus, não se intrometam, o nome foi Deus quem deu!"

Na sequencia o pai de João, Zacarias, toma uma tabuinha e escreve "o seu nome é João". E todos se maravilham! Ninguém se conformava que eles não iriam seguir a tradição, a rotina, de colocar sempre o mesmo nome, e não compreendiam naqueles dias, que o Senhor estava fazendo algo novo para eles, João havia de preparar o caminho para Jesus Cristo e anunciar que Ele é que é o Cordeiro de Deus, que seria sacrificado pelos nossos pecados!

Ah irmãos, não se deixem intimidar pelos homens, o mais firme deles é apenas uma vaidade, defendam sua comunhão com Deus, não coloquem as suas vidas nas mãos de ninguém, a responsabilidade pela sua caminhada é sua, defenda-a perante o Senhor, saiba dizer não, saiba reagir, saiba revidar, saiba lutar pela sua comunhão com o Senhor! Saiba impor limites as pessoas! Não deixe os outros, intrometidos, colocarem nome nos seus filhos! O filho é seu (a alma é sua)? Siga então a orientação de Deus e não a tradição dos homens! É sempre melhor confiar em Deus do que nos homens! É sempre melhor confiar em Deus do que nos princípes!

Qual nome você tem deixado darem ao seu "João" apenas por medo de dizer não? Tome o João de volta das mãos deles!

Altar de Arrependimento.
Share on Google Plus

Sobre Altar de Arrependimento

Nosso intuito é pregar o Evangelho de Jesus Cristo gratuitamente, sem pedir ofertas, sem falar em dinheiro, levando o conhecimento de Cristo a todos de graça e pela graça que nos foi dada pela Cruz e pelo Sangue do Nosso Senhor Jesus. Nosso foco é preparar o caminho, preparar um povo para a volta do Senhor Jesus em Arrependimento e Santidade pelo Poder do Espírito Santo de Deus, para a Glória de Jesus e do Pai em Seu Filho Amado a quem nós também amamos, recebemos e ouvimos como Único Deus Senhor e Salvador.