O segredo dos edifícios que não caíram durante o terremoto do Equador


O hotel Amalur foi um dos que edifícios que não foi abalado pelo terremoto que atingiu o Equador recentemente. Em entrevista a imprensa os donos do hotel disseram qual foi o segredo, eles revelaram ter dado atenção especial a fundação do edifício.

Veja abaixo as palavras dos próprios donos do hotel tiradas da reportagem da BBC:

"Levamos dois meses nas fundações, enquanto outros correm para começar o negócio mais rápido e não fazem uma boa fundação", disse Diego.

"Muitas pessoas usam areia da praia e a maresia vai comendo o ferro. Usamos areia de rio, lavada e peneirada. Veja o tamanho de nossas colunas. E só levantamos um piso. A base do hotel é de concreto e a parte de cima é de madeira e bambu", afirmou Lorena.

Ambos fazem uma descrição desoladora do que vinha ocorrendo com algumas construções em Canoa. "Aqui apresentavam uma planta de um andar, construíam cinco e ninguém ficava sabendo. Existiam prédios que pareciam que iriam cair mesmo sem terremoto."

Isso ocorria mesmo após um terremoto que atingiu Bahía de Caráquez e Canoa em 1998.

Embora o presidente tenha manifestado intenção de aprender com os erros da "experiência dolorosíssima", o especialista Enrique García se diz pessimista em relação ao futuro.

"Em 2008, houve um congresso em Bahía de Caráquez para determinar o que tínhamos aprendido com o terremoto de 1998, e veja o que aconteceu agora. Algumas medidas irão ser tomadas, mas acho que isso cairá no esquecimento em um ano."

Quanto tempo e esforço você tem dedicado a sua fundação?

Todos que conhecemos a bíblia podemos entender a parábola espiritual contida nesta situação. Alguns são construtores sábios, e outros são tolos. O construtor sábio é mais paciente, já o tolo apenas quer ver resultados aparentes rápidos. Veja que o que vai valer quando vierem os combates não é se o seu edifício foi construído mais rápido que os outros, mas sim se ele foi bem construído ou não. Construir direito pode até demorar mais tempo, os resultados aparentes podem demorar mais para aparecer, porém após o dia da tormenta vemos que valeu a pena ter investido tanto tempo assim e esforço em CONSTRUIR A SUA BASE enquanto outros precipitadamente pareciam erguer belos e enormes edifícios, quando veio o terremoto, tudo ruiu por terra.

A lição que aprendemos com os donos do hotel Amalur, no Equador, é simples, não queira construir um negócio rápido porém sem a adequada fundação. Também não queira colocar mais peso do que o que a tua fundação pode suportar. Tenha uma base sólida, mesmo que demore a construí-la, como dito pelo dono do Amalur, muitos tinham planta apenas para construir um andar porém faziam prédios com cinco. Não tenham precipitação irmãos, é necessário andar passo a passo se quisermos chegar lá. Muitos podem até sair correndo na frente, mas se não tiverem uma boa fundação, o prédio não aguentará quando vier o TERREMOTO. A pressa em erguer ministérios, abrir igrejas, levantar pastores, evangelizar, ela terá um custo fatal a longo prazo ainda que hoje tudo pareça estar de pé.

Quem você tem sido? Construtor sábio, ou construtor precipitado?

Saiba que os resultados aparentes serão esmagados quando Deus balançar todas as coisas.

Assim é o sábio construtor:

"É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha." Lucas 6:48

Reportagem completa:

(...)
Share on Google Plus

Sobre Altar de Arrependimento

Nosso intuito é pregar o Evangelho de Jesus Cristo gratuitamente, sem pedir ofertas, sem falar em dinheiro, levando o conhecimento de Cristo a todos de graça e pela graça que nos foi dada pela Cruz e pelo Sangue do Nosso Senhor Jesus. Nosso foco é preparar o caminho, preparar um povo para a volta do Senhor Jesus em Arrependimento e Santidade pelo Poder do Espírito Santo de Deus, para a Glória de Jesus e do Pai em Seu Filho Amado a quem nós também amamos, recebemos e ouvimos como Único Deus Senhor e Salvador.