Re-batismo, é bíblica esta doutrina?


Muitas dúvidas tem surgido no coração de diversos irmãos, na verdade será que ao me arrepender devo me batizar novamente nas águas? Será válido o meu batismo? Será que preciso me batizar de novo? Na verdade este texto não é para as pessoas que não foram batizadas, é para as pessoas que foram batizadas, talvez pelo motivo errado. Alguns que foram batizados em igrejas de falsos profetas, ou se batizaram sem convicção de Deus, se batizaram por empolgação, medo do inferno, se batizaram quando crianças. Enfim, há diversos motivos pelos quais as pessoas podem ter se batizado e que depois descobriram que não eram corretos e portanto eu tenho acompanhado que o Espírito Santo tem colocado no coração de diversos irmãos o desejo "inexplicável" de serem "novamente batizados". Na verdade isso não seria exatamente um re-batismo, mas sim um primeiro batismo válido. Por incrível que pareça isso já aconteceu em outros momentos na história do cristianismo. Houve por exemplo um movimento na história da igreja na época da reforma protestante chamado os anabaptistas, eles eram perseguidos por protestantes e por católicos, eles se "re-batizavam" dizendo que os seus batismo anteriores não eram válidos. Foram chamados de anabaptistas que literalmente significaria algo como "os sem batismo". É claro que este apelido foi dado pela igreja oficial da época pois assim como os anabaptistas não reconheciam a autoridade da igreja para batizar, a igreja também não reconhecia o batismo deles. Foi um grupo especial de cristãos que não agradava nem protestantes e nem católicos, e eram terrivelmente perseguidos, muitos foram martirizados por sua fé pelas mãos tanto de alguns católicos como de protestantes da sua época.

Com relação ao batismo nas águas eu sei que todo cristão tendo a oportunidade deve descer as águas pelo menos uma vez na sua vida. Isso em obediência a palavra de Jesus e para cumprir toda a justiça. Algumas igrejas levantam falsas profecias dizendo que o batismo para ser válido deve ser realizado em rio de água corrente, entretanto isso não encontra apoio ou base na bíblia. A questão toda do batismo não é se é num rio ou numa piscina, mas sim se ele é em ESPÍRITO & VERDADE. Um batismo válido tem alguns componentes como vemos no Batismo do Senhor Jesus Cristo. Tem a Presença e o Testemunho do Espírito Santo, tem arrependimento, tem convicção de pecado, tem revelação e entendimento a respeito do próprio ato. Quem desceu as águas movido pelo Espírito Santo em em obediência a Jesus Cristo realmente se batizou pelo motivo correto.

Falar deste assunto é importante para ampliar um pouco a compreensão sobre ele, porém vamos notar o seguinte, que eu até posso ter conhecimento da palavra, mas a bíblia diz que a ciência incha porém é o AMOR quem fará a obra da edificação. Usar a ciência sem o amor é estar na letra que mata e não no ESPÍRITO que é quem vivifica. Em todo o conhecimento bíblico que adquirimos com o tempo de caminhada, eu quando sou questionado por algum irmão em algo sempre procuro não passar para os irmãos apenas informações, informações, informações, conhecimento por conhecimento, mas procuro revelação para que possam ser edificados em amor. Na verdade saber muitas coisas a respeito da bíblia e estar informado a respeito de muitos assuntos não é tão agradável a Deus quanto amar ao nosso próximo como a nós mesmos. É mais fácil ler toda a bíblia, conhecer muitos assuntos, do que amar o nosso próximo com um amor que não temos e que somente JESUS pode colocar dentro de nós.

Eu orei e pensei a respeito desta questão e na verdade eu gostaria de deixar alguns pontos para vocês poderem meditar com calma diante do Senhor, tendo paz com Deus.

O que é o Batismo?

A bíblia diz que quando somos batizados nós somos batizados na morte de Cristo (por consequência nos tornamos participantes da sua Ressurreição também). Isso está em Romanos 6:3.

"Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?" Romanos 6:3

Você entende que o batismo em si não teria valor algum se não fosse a morte de Cristo?

É a morte de Jesus Cristo, o seu sacrifício na cruz, que nos permite sermos batizados com Ele. Eu poderia dizer então que já que o significado da palavra batismo é imersão, ou mergulho, ser batizado nas águas seria o mesmo que mergulhar naquilo que Cristo executou de uma vez por todas na cruz, quando morreu e ressuscitou para salvar todo aquele que acreditar. Seria mergulhar pela fé na obra de salvação perfeita de Jesus Cristo, algo que somente Ele poderia ter feito e o fez.

Eu coloco este ponto de maneira principal, exaltando o sacrifício do Cordeiro, que é Jesus, para que vocês possam meditar no seguinte: Mais importante do que o batismo é a morte de Jesus Cristo, é ela quem santifica o batismo, o torna válido, e possível. A chave para a salvação do homem está na cruz do Senhor, na entrega do Salvador, quando se ofereceu a si mesmos para nos perdoar, remir, purificar. Se não fosse a intervenção de Cristo nenhum de nós nunca jamais poderia se salvar sozinhos, pois não temos forças, capacidade, nem mesmo habilitação alguma para isso. Seria mais fácil literalmente você conseguir morder a própria testa do que conseguir se salvar sozinho.

O sacrifício de Cristo é o principal ponto da mensagem de Deus entregue em palavras e atos a nós.

Eu digo isso pois a questão de se devo ser "re-batizado" ou não jamais deve ofuscar no coração dos irmãos o brilho, o resplendor, a glória do enorme e eterno sacrifício de amor do Nosso Senhor Jesus Cristo. É no Seu Sacrifício e somente no Seu Sacrifício que encontramos a paz com Deus. Eu não estou pregando contra o batismo nas águas, a igreja primitiva, os apóstolos, eles batizavam em água para arrependimento e perdão dos pecados, mas estou apenas dizendo que algumas vezes a questão "se devo me re-batizar ou não" pode se tornar uma pedra de tropeço no sentido que comece a se tornar mais importante para nós o batismo em si do que o motivo do batismo, ou seja, a morte do Senhor Jesus Cristo. Deste modo creio que muitos irmãos estão valorizando mais o ritual de descer as águas do que a morte do Senhor. Estão assim sutilmente transformando em seus corações o batismo num ritual mecânico, e não na renovação e indagação de uma nova consciência como disse Pedro.

"Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo;" 1 Pedro 3:21

Se quisermos aprender a respeito de batismo podemos ver João Batista e o batismo do Senhor. Se seguirmos os passos do Senhor antes, durante e após o batismo seremos instruídos. João disse mais ou menos isso "eu batizo com água, para arrependimento, mas entre vocês está UM que É mais PODEROSO do que eu, ELE VOS BATIZARÁ COM O ESPÍRITO SANTO & FOGO". Você entende aqui? João "eu batizo com água, mas ELE, com o ESPÍRITO SANTO". Aqui nós temos portanto o batismo com água, feito por mãos humanas, o qual é um simbolismo que realizamos para cumprir toda a justiça, mas ainda assim podemos dizer que o verdadeiro batismo é o de Cristo. O batismo com o ESPÍRITO SANTO. O real propósito quando alguém desce as águas é que este deseja receber o ESPÍRITO DE JESUS CRISTO, não é simplesmente um banho físico, mas algo espiritual.

Jesus foi as águas para orar, e após ser batizado, isso está em Mateus 3, o Espírito repousou sobre Ele e a Voz do Pai falou desde os céus "este é o Meu Filho Amado, em quem me comprazo". Este é um cenário muito bonito, os céus se abriram! Eu penso que o que faz muitos duvidarem da validade do seu batismo não é exatamente porque o seu batismo não tenha sido válido, mas é por conta do que ocorrerá após o batismo, o deserto!

Meu batismo não foi válido ou eu apenas estou sendo levado pelo Espírito Santo ao deserto?

O deserto é um processo natural e que segue o batismo, mas vamos meditar um pouco neste assunto. Ora, dizem as escrituras que todo aquele que crer e for batizado será salvo. Portanto devemos crer sim, e tendo como, devemos ser batizados em água sim (ainda que o real batismo é o do Espírito de Jesus Cristo e o motivo do batismo é pela morte do Senhor). Mas mesmo assim as mesmas escrituras que dizem que "o que crer e for batizado será salvo" também dizem "todo aquele que perseverar até o fim será salvo".

Você vê?

Batismo é apenas um primeiro passo (!) de uma longa caminhada cristã de perseverança

Muitas pessoas não se batizam pois não se "sentem prontas" para o batismo. Eu não sei se elas esperam que elas tem o poder de estarem santificadas plenamente antes de entregarem as suas vidas a Cristo. Na verdade elas deveriam vir a Cristo exatamente como estão, para afogar seus pecados no batismo, e então receber Jesus, para que ai sim possam ser ensinadas por Cristo a andar em amor como Ele andou. Ninguém é batizado porque está pronto, mas sim porque quer estar pronto. Do mesmo modo também muitas pessoas esperam que imediatamente ao sair do batismo elas serão cristãos maduros, completos, perfeitos, e isso de modo algum acontecerá com elas. Ninguém sai do batismo maduro, perfeito e completo, a não ser pela fé! Funciona mais ou menos assim, é que você recebe o batismo e recebe ao Espírito de Deus e então começa uma tremenda obra de Deus na sua vida para te santificar. Tudo começa ali, começa recebendo a Jesus Cristo, e este é um passinho de bebê que qualquer ser-humano pode dar em seu coração.

Outro fato importante para meditarmos é o fato de algumas pessoas esperarem que o revestimento com o Espírito Santo seja algo que de fato ele não é. Como se ser cheio de Deus fosse uma vacina que nos imuniza contra o pecado literalmente por toda a vida. Uma espécie de vacina que nos faria santos imediatamente, e que não passaríamos por mais nenhuma dificuldade ou luta após sermos cheios com o Espírito. Pensar isso é na verdade algo contra-bíblico pois nas escrituras justamente uma das coisas que prova que você recebeu o Espírito de Jesus Cristo é a luta contra o pecado que agora aparecerá na sua vida. Isso acontece para o nosso bem, para que se você perseverar então finalmente possa receber vitória contra o pecado, e autoridade contra o pecado, e para isso você deve ter uma caminhada com Deus, não é algo automático ao sair das águas. Uma tremenda luta entre a carne e o Espírito começa, o campo de batalha somos nós mesmos, e para vencer esta luta só há um modo, dependência total de Jesus Cristo.

"Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis." Gálatas 5:17

Ora, vejamos o próprio Senhor nosso maior exemplo. Após o batismo Ele mesmo foi impelido pelo Espírito para o DESERTO para ser tentado e ali aconteceu uma tremenda luta entre a carne e o Espírito. É neste ponto, DESERTO, onde creio que muitos irmãos tem caído e perdido a fé.

Eu torno a repetir, eu sei que Deus tem colocado no coração de muitas pessoas que se batizem novamente, que seus batismos não foram válidos, gente que se batizou por pressão de outros, por empolgação, sem nenhum entendimento (ainda que você não se batize entendendo completamente tudo, com o tempo se entende mais, eu medito no meu batismo até hoje, mas um mínimo de entendimento é requerido pois o Espírito te dará compreensão). O Batismo é voluntário, decidir mergulhar no sacrifício do Senhor é algo pessoal, é uma decisão pessoal. Jesus fez a parte dele e abriu para nós esta porta para entrarmos no seu Reino de Amor , Paz e Justiça, agora entrar por esta porta basta querermos. Mesmo que eu reconheça um mover do Espírito Santo no sentido de pessoas se batizando novamente, querendo um recomeço com Cristo nas suas vidas, reconhecendo como falsos seus batismos e suas conversões a Deus, na verdade eu também vejo diversos irmãos que não estão entendendo a respeito da fase seguinte ao batismo, a fase que se segue ao batismo chama-se DESERTO (!). Se os irmãos forem ler na palavra a respeito das tentações de Cristo no deserto ali está descrito exatamente o que acontece com todo cristão que se entregou a Cristo e foi batizado. Apesar de vocês terem visto o céu aberto no momento do batismo, e terem "escutado" a carinhosa Voz do Pai mostrando o Seu Tremendo e Enorme amor por suas vidas, não se pode ser bebêzinho para sempre, a fase seguinte consiste de lutas, perseverança, tentações, lutas contra a carne, este é o chamado FOGO de purificação que é para a nossa maturidade e correção.

Alguns irmãos quando começam a experimentar estas lutas começam a duvidar das suas conversões a Deus, e em alguns casos as suas conversões foram verdadeiras, e os seus batismos foram válidos, porém eles vão precisar perseverar no deserto. É assim mesmo que funciona, tais sentimentos são normais, e te forçarão a ter que crer na palavra e não nos teus sentimentos. Neste caso em que eu estou dizendo um novo batismo não resolverá as coisas, pois está pessoa já foi batizada, os céus já foram abertos sobre a sua vida, ela já foi ungida com o Espírito Santo, e agora deverá buscar crescer mais e mais em amor, graça e conhecimento de Cristo para chegar até a estatura do Senhor, a imagem de Deus.

"Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;" 1 Pedro 2:2

Você percebe que o cristão recém-batizado/convertido, ele é como uma criança recém nascida, ele precisa ir alimentando agora o seu espírito, a nova natureza que recebeu de Deus, para que possa crescer e amadurecer. O primeiro alimento do cristão chama-se leite simbolicamente, mas há também após um tempo o mantimento sólido para seja capaz de amadurecer mais. Tudo é um processo de crescimento espiritual.

"Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal." Hebreus 5:13,14

No começo todos somos meninos novamente nascidos e então o Senhor começa a fazer uma obra para nos levar a estatura de Jesus Cristo.

"Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo," Efésios 4:13

"Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus." Mateus 5:48

Você percebe portanto que o cristão recém batizado é realmente igual uma criança que acabou de nascer novamente, ele precisa agora do primeiro alimento, o leite puro, espiritual. Ele já é cristão, amado por Deus, perdoado, remido, mas ainda não é capaz de suportar o mantimento sólido. Pela fé este cristão está perfeito em Cristo (lembra de Hebreus 11, a fé é a certeza do que não se vê e prova daquilo que se espera), mas o processo de construção, edificação da sua fé santa em Deus é para o levar a perfeição. Você percebe pois que Cristo nos mandou sermos perfeitos como o Pai é Perfeito, e Paulo explicou que o Espírito Santo iria trabalhar em nós ATÉ QUE, percebe, ATÉ QUE chegássemos a esta perfeição, não quer dizer que já a alcançamos imediatamente pós-batismo, mas que se perseverarmos em Cristo um dia iremos alcançar ela a qual temos hoje pela fé no Filho de Deus que nos amou e a si mesmo se entregou por nós! Até que indica que levará tempo, há um processo, uma caminhada com Deus que deve ser seguida passo a passo!

"Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém." 2 Pedro 3:18

Veja Pedro novamente falando sobre o crescer, crescer, crescer...

"Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;" Filipenses 1:6

"{O SENHOR} O qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo." 1 Coríntios 1:8

"O Deus de toda graça, que vos chamou em Cristo à sua eterna glória, depois que tiverdes padecido um pouco, vos aperfeiçoará, vos tornará inabaláveis, vos fortificará." 1 Pedro 5:10

De glória em glória, ou seja, passo a passo acontece a transformação do cristão. O importante é não pararmos de crer e nem se acomodarmos.

"Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor." 2 Coríntios 3:18

"Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé." Romanos 1:17

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." Hebreus 11:1

Eu sei que algumas pessoas não tem a oportunidade de se batizar, como o ladrão na cruz. Nestes casos o seu arrependimento é imputado como batismo, pois é um batismo de arrependimento na verdade. Eu sei também que todo cristão que tem como se batizar não o recusará, pois é uma obediência ao Espírito e desde que haja arrependimento em seu coração bastará você querer e estará apto ao batismo. Mas pense agora com Deus no seu caso: Será que você realmente precisa de "outro batismo" ou será que precisa apenas continuar andando em arrependimento e crer em Jesus? Será que realmente o seu batismo não foi válido ou você está apenas na fase do deserto com Deus sendo provado, purificado, embranquecido e isto está te causando estranhezas? As vezes a gente pode confundir as coisas e quando começamos a passar por certas lutas chegamos até mesmo a duvidar se a nossa conversão é verdadeira ou não. Isso faz parte do processo de amadurecimento e da caminhada cristã, todos passamos por isso.

Cada pessoa melhor do que ninguém poderá analisar. Será que você não está apenas estranhando as provações do deserto? Eu sei que com este texto não poderei sanar todas questões, mas levem tudo em oração a Deus, busquem na palavra e Ele te responderá em tempo oportuno. Busque esclarecimento e entendimento e confiemos sempre no sacrifício e no sangue de Jesus Cristo. Exaltemos o sacrifício do Senhor e não nos esqueçamos que foi por suas feridas e pisaduras que nós fomos sarados.

"Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo." João 3:7

A Paz do Senhor Jesus seja com todos vocês!

(...)
Share on Google Plus

Sobre Altar de Arrependimento

Nosso intuito é pregar o Evangelho de Jesus Cristo gratuitamente, sem pedir ofertas, sem falar em dinheiro, levando o conhecimento de Cristo a todos de graça e pela graça que nos foi dada pela Cruz e pelo Sangue do Nosso Senhor Jesus. Nosso foco é preparar o caminho, preparar um povo para a volta do Senhor Jesus em Arrependimento e Santidade pelo Poder do Espírito Santo de Deus, para a Glória de Jesus e do Pai em Seu Filho Amado a quem nós também amamos, recebemos e ouvimos como Único Deus Senhor e Salvador.