Há realmente poder em nossas palavras?


Será que há realmente poder em nossas palavras? Será que tudo que dissermos assim acontecerá? Será que como cristãos, nós temos realmente o poder de profetizar o que bem entendermos e assim sucederá?

Na realidade a resposta para esta e muitas outras perguntas estão na bíblia sagrada, e a bíblia é um livro no qual dependemos do Espírito Santo para que possa nos abrir o real sentido das escrituras. Quando o Espírito Santo fala através das escrituras então podemos entendê-las, e através da correta interpretação e revelação podemos nos aproximar mais de Cristo. As escrituras servem sim para nos consolar e encorajar, porém elas também servem para nos corrigir e repreender. Todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus e portanto mesmo as repreensões do Senhor são na verdade o Senhor nos corrigindo para nos tornarmos participantes da sua santidade. É por isso que a palavra diz para não desmaiarmos quando formos repreendidos pelo Senhor.

Eu escrevo estas palavras antes de começar este texto pelo fato de que o que tenho para escrever aqui é uma séria repreensão do Senhor a respeito de uma interpretação errônea que a igreja moderna tem a respeito da palavra de Deus.

Será que tudo que dissermos realmente vai acontecer? Quero dizer, eu sou um cristão, fui cheio do Espírito Santo, será que agora cada palavra que sair da minha boca terá o mesmo peso de uma profecia bíblica? Quisera eu que todos cristãos profetizassem 24 horas por dia, e que todas as palavras que saíssem dos seus lábios tivessem realmente o mesmo peso de uma profecia bíblica, mas vemos pela própria palavra que não é bem assim. Ainda que somos re-criados em Deus a imagem e semelhança de Jesus Cristo isso não significa que as nossas palavras tem o mesmo poder que as palavras de Deus. Deus criou os mundos através da sua palavra, e fez a terra ser habitada, criou todas as coisas, mas nós não temos o mesmo poder, ainda que sejamos cristãos, só podemos e devemos profetizar debaixo da autoridade de Jesus Cristo, fora disso estaremos cometendo o pecado da falsa profecia. A falsa profecia vai criar algo sim, porém será uma realidade distorcida e divorciada de Jesus Cristo.

Há um ensino nos dias de hoje chamado confissão positiva, em que se ensina aos cristãos que tudo que eles declararem, profetizarem, determinarem vai acontecer. Eles normalmente sempre associam isso a conquistas de bens passageiros. São estes os tais ensinos que dizem nas igrejas por ai do tipo "determina a tua benção", "a tua vitória está determinada". Eu vejo muitos fazendo declarações pensando que elas tem algum poder quando na verdade não tem nenhum a não ser o poder de causar confusão. Na verdade esta crença na confissão positiva se tornou uma das maiores fábricas de falsas profecias (profetadas) dos dias modernos. Não são poucas as pessoas que foram afetadas por tais profetadas e que normalmente estão esperando o cumprimento de alguma "promessa". Eles dizem "Deus me prometeu na igreja", quando na verdade muitas e muitas vezes o Senhor não disse nada, foram apenas algumas pessoas usando nome de Jesus para profetizar do seu próprio coração e não da boca de Deus.

Eu vou colocar aqui para vocês três trechos das escrituras em que a interpretação é muito clara e se pode perceber bem que o cristão pode sim profetizar, existe até um dom espiritual chamado de profecia, mas que nenhuma profecia pode vir da vontade humana. Quero dizer, existe uma diferença entre Deus estar te usando para dar uma profecia e você mesmo querer dar porque agora acha que por ser cristão as suas palavras tem poder igual se fossem todas elas palavras vindas da boca de Deus.

Vamos ao primeiro texto, está em 1 Pedro:

"E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.
Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo." 2 Pedro 1:19-21

Muito clara a explicação do apóstolo de que nenhum profeta verdadeiro profetizou pela sua própria vontade, mas que foram homens santos de Deus inspirados pelo Espírito Santo. Isso quer dizer que eles não podiam simplesmente profetizar o que quisessem mas apenas aquilo que o Espírito Santo ordenava. Ora, por exemplo, quando Eliseu viu as águas amargas e ordenou que deitassem sal sobre tais águas e então profetizou que as águas seriam curadas. Isso não partiu de Eliseu, isso foi inspirado pelo Espírito do Senhor. Fica então bem claro que Eliseu jamais poderia ter profetizado cura sobre aquelas águas se Deus primeiramente não tivessem mandado. A mesma coisa vemos em Ezequiel 37, quando o profeta vê o vale de ossos secos e então começa a profetizar vida naquele lugar, na verdade você ou eu não podemos fazer isso diante de qualquer problema que vermos na nossa vida ou na vida dos outros a menos que o Espírito Santo nos tenha ordenado. Se fosse assim ninguém nunca mais morreria, ficaria doente ou passaria fome, pois nós iríamos lá e "profetizaríamos vitória" e pronto. Mas nós sabemos que aflições desta vida nos ajudam muitas vezes, e que muitas delas são necessárias. Posso dar mais um exemplo para encerrar, mas vemos escrito que Ezequiel profetizou conforme o Espírito o mandou fazer, não foi por conta própria. Se você ler o novo testamento encontrará Paulo escrevendo a Timóteo, o qual sofria de uma enfermidade no estômago, e você não vê em momento algum Paulo dizendo "Timóteo, determino que você seja curado". Ele não o fez pois o Espírito não o ordenou a fazer isso, pelo contrário, pediu para Timóteo tomar vinho misturado com água para ver se ajudava no estômago.

Veja bem que Paulo diversas outras vezes profetizou cura sobre a vida de pessoas e elas foram curadas e libertas, mas foi algo pelo Espírito e não na carne.

Se os adeptos de que tudo que dissermos acontecerá pelo fato de sermos cristãos (e não quero com isso aniquilar a fé verdadeira de que Deus pode nos usar para profetizar liberdade sobre a vida das pessoas), mas se fosse ao nosso próprio prazer proferidas tais palavras nós iríamos "consertar" o mundo todo apenas profetizando que tudo iria ficar bem, mas não seria verdade. Ninguém mais morreria, nem ficaria doente, e por assim vai, pois nossos pensamentos são limitados demais, nós achamos que os problemas da vida se resumem ao sofrimento imediato que passamos. Não temos visão da eternidade, sobre consertar a eternidade.

Agora vamos para Lamentações de Jeremias, o versículo e depois comentarei brevemente:

"Quem é aquele que diz, e assim acontece, quando o Senhor o não mande?" Lamentações 3:37

O cenário aqui em Lamentações de Jeremias era o seguinte, Jeremias estava chorando pelo castigo de Jerusalém. Ele havia alertado por décadas que Jerusalém precisava se arrepender e voltar a buscar a Deus, no entanto, diversos, muitos mesmo, muitos falsos profetas se levantaram nos dias de Jeremias e começaram a profetizar para aquele povo que andava todo errado dizendo que na verdade Jeremias era um profeta de desgraça, e que Deus iria trazer paz e prosperidade a Jerusalém. Eles repreendiam as palavras de Jeremias como se fossem do próprio diabo, e infelizmente o povo preferiu acreditar nos falsos profetas do que em Jeremias que falava pelo Espírito do Senhor. O resultado foi o castigo inevitável, um castigo extremamente doloroso, horrível! Colheram o que plantaram em seus corações. Semearam vaidade colheram tempestade. Se você portanto ficar profetizando, determinando, nada vai acontecer se de fato não é o Senhor quem está te usando para falar aquelas coisas. Quem é que diz e assim acontece sem que o Senhor tenha dito?

Vejamos o último trecho que separei para hoje:

Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos profetas loucos, que seguem o seu próprio espírito e que nada viram!
Os teus profetas, ó Israel, são como raposas nos desertos.
Não subistes às brechas, nem reparastes o muro para a casa de Israel, para estardes firmes na peleja no dia do Senhor.
Viram vaidade e adivinhação mentirosa os que dizem: O Senhor disse; quando o Senhor não os enviou; e fazem que se espere o cumprimento da palavra.
Porventura não tivestes visão de vaidade, e não falastes adivinhação mentirosa, quando dissestes: O Senhor diz, sendo que eu tal não falei?
Portanto assim diz o Senhor DEUS: Como tendes falado vaidade, e visto a mentira, portanto eis que eu sou contra vós, diz o Senhor DEUS.
E a minha mão será contra os profetas que vêem vaidade e que adivinham mentira; não estarão na congregação do meu povo, nem nos registros da casa de Israel se escreverão, nem entrarão na terra de Israel; e sabereis que eu sou o Senhor DEUS.
Porquanto, sim, porquanto andam enganando o meu povo, dizendo: Paz, não havendo paz; e quando um edifica uma parede, eis que outros a cobrem com argamassa não temperada;
Dize aos que a cobrem com argamassa não temperada que ela cairá. Haverá uma grande pancada de chuva, e vós, ó pedras grandes de saraiva, caireis, e um vento tempestuoso a fenderá.
Ezequiel 13:3-11

Outro trecho muito claro que o homem só pode profetizar com base nas escrituras e se estiver sendo usado pelo Espírito do Senhor. Fora disso são apenas profetadas. Se você compreender estas coisas verá que aquele negócio que sempre dizem na igreja "vira para o irmão que está do teu lado e profetiza...", é na verdade ensinar você a profetizar mentiras sobre a vida do teu irmão. E infelizmente muitos ainda esperam o cumprimento de tais palavras. Acaba que entra ano e sai ano e aquelas palavras nunca se cumprirão. Elas vieram apenas do coração do homem, foram faladas para agradar ao homem, mas não vieram do Espírito, da boca do Senhor. Tais profetadas comumente nunca repreendem o pecado do povo, ou seja, não preparam o povo para estar firmes na eternidade com Deus no céu. São tidas na bíblia como vaidade, adivinhação mentirosa, e os que tais profetadas fazem de acordo com Ezequiel 13 serão riscados do livro da vida pois são profetas loucos. O Senhor promete que Ele mesmo fará com que tais palavras não se cumpram, elas cairão por terra, elas passarão, mas a palavra de Deus jamais passará.

Ora, as nossas palavras tem poder, certamente tem, e de cada palavra ociosa que dissermos dela daremos conta no juízo.

Lembra de onde você caiu e se arrepende. Confissão positiva não tem nada a ver com profecia, isso é filosofias metafísicas disfarçadas de evangelho. Espero que meditem no assunto, eu escrevo por amor de vocês, e por amor do Senhor. Possa Deus, O Senhor, lhes acrescentar ainda mais sabedoria.

A Paz de Jesus Cristo

(...)
Share on Google Plus

Sobre Altar de Arrependimento

Nosso intuito é pregar o Evangelho de Jesus Cristo gratuitamente, sem pedir ofertas, sem falar em dinheiro, levando o conhecimento de Cristo a todos de graça e pela graça que nos foi dada pela Cruz e pelo Sangue do Nosso Senhor Jesus. Nosso foco é preparar o caminho, preparar um povo para a volta do Senhor Jesus em Arrependimento e Santidade pelo Poder do Espírito Santo de Deus, para a Glória de Jesus e do Pai em Seu Filho Amado a quem nós também amamos, recebemos e ouvimos como Único Deus Senhor e Salvador.