Evangelismo Primitivo


Evangelizar Jesus é uma necessidade para a igreja do Senhor, entretanto, como todas as coisas na vida cristã, evangelizar requer sabedoria do Espírito Santo. Evangelizar requer compaixão, requer entrega, requer renúncia. Evangelizar requer sabedoria, requer coragem, requer amor. Evangelizar requer paciência, requer orações, requer perdão. Algumas vezes eu penso que alguns de nós estamos apenas complicando demais aquilo que é simples. Eu vejo Pedro no dia de Pentecostes e ele simplesmente é levantado no Poder do Espírito e ao abrir da sua boca prega a Santa Palavra. Ele pregou com perfeição, com paixão, com temor, com reverência, com respeito, com ousadia, com firmeza, com vontade, com alegria, com expectativa, com inspiração, com fogo, com amor, com misericórdia. Ele pregou as palavras que o Espírito Santo lhe ensinava naquele exato momento, e se você procurar ler aquele momento verá que se não fosse o Espírito ter levantado Pedro ele jamais seria capaz, junto com os demais, de dar aquele poderoso testemunho sobre Cristo crucificado e ressuscitado para todas as nações que estavam reunidas ali naquele glorioso dia.

Havia em Jerusalém naqueles dias pessoas de diversas nações. A bíblia cita que haviam homens de todas as nações que há debaixo do céu em Jerusalém, e isso aponta para a diversidade tremenda de pessoas que ouviu aquela poderosa pregação. Os homens foram tocados pelo Espírito Santo naquele dia e então aproximadamente 3 mil almas se converteram ao Senhor. É bem verdade que se você for ler o livro de Atos completo verá por exemplo Tiago morrendo a espada, ou então verá Estevão, cheio do mesmo Espírito Santo que Pedro, porém desta vez, morrendo apedrejado por homens que rejeitaram o seu testemunho acerca da Verdade que salva o homem. Isto eu digo para que todos saibam que nem sempre quando o Espírito Santo te revestir isso significa que necessariamente você será aceito. Jesus não foi aceito por todos, e sempre que o Senhor pregou Ele pregou pensando em agradar ao Pai e não em ser aceito pelos homens. Você pode ler alguns dos sermões do Senhor e ver que se Ele tivesse mudado um pouquinho só a mensagem que pregava Ele teria conseguido muito mais seguidores e não somente 120, que era o número dos que estavam esperando o Batismo pelo Espírito Santo no cenáculo no dia de Pentecostes.

O Senhor está mostrando para nós que o importante não é a quantidade de pessoas, porém é importante a fidelidade a Palavra de Deus. É importante ser fiel a Palavra de Deus, e isso porque o evangelho é pregado: Número um, para a glória de Deus, e número dois, para a salvação dos homens. Se não houver fidelidade a Palavra, nem um e nem o outro objetivo serão alcançados. Algumas vezes você vê que Pedro e os discípulos saíram a evangelizar o mundo porque estavam cheios do Espírito Santo, verdadeiramente eles foram comissionados a isso, foi o próprio Espírito quem os encheu e os enviou. Eles não saíram a evangelizar por causa de alguma preocupação doentia do tipo "se nós não evangelizarmos iremos ao inferno". Oh sim, eu acredito no que Paulo falou "ai de mim se eu não pregar o Evangelho", e como acredito! Mas eu não acredito num tipo de evangelismo forçado, a pulso, onde os cristãos evangelizariam ao mundo por medo de serem condenados caso não pregassem. Isto não é cristianismo, e tão pouco foi medo que motivou os Apóstolos e cristãos primitivos a morrerem por Jesus, foi amor.

Evangelizar é ser sensível ao Espírito Santo, você não pode obrigar o Espírito Santo a ir num lugar que Ele não quer ir, e muito menos obrigá-lo a falar o que Ele não quer falar. O Espírito Santo não será dirigido por você, é você quem deverá ser dirigido pelo Espírito Santo. Um cristão cheio do Espírito Santo fará do evangelismo um transbordar da sua própria comunhão com Deus. Um evangelista necessariamente deverá ser um cálice transbordante da graça e compaixão de Jesus Cristo (tem que se encher primeiro!). Ninguém pode evangelizar mecanicamente, rotineiramente como a igreja faz hoje em dia, nós precisamos ser movidos pelo Espírito onde quer que Ele queira. Alguns ficam tão preocupados em o que falar, como falar, quando falar. Alguns ficam tão preocupados em falar que nem conseguem ouvir ao Espírito de Deus. Não seja ansioso por pregar, seja mais ansioso por conhecer a Deus na comunhão secreta e particular. Lembre que em Atos 2, primeiro o Pentecostes aconteceu dentro da casa, no secreto, no privado, não foi aberto a muitas pessoas. Foi só depois que eles saíram para fora virando o mundo de cabeça para baixo.

Mesmo na bíblia você verá como é fundamental a ação do Espírito no evangelismo da igreja primitiva (e até hoje). Uma vez Paulo queria ir a Ásia evangelizar, e o Espírito Santo o impediu e o enviou a Damasco. Eles não estavam andando como queriam, onde queriam, falando com quem queriam o que queriam, eles eram enviados por Deus, guiados por Deus, dirigidos por Deus, e isso é mais simples do que alguns de nós imaginamos. Simplesmente não eram eles mas o poder de Deus que operava neles. Paulo passou por uma moça com um espírito de adivinhação, ele não se precipitou nem saltou a expulsar o demônio daquela moça a não ser depois de alguns dias quando o Espírito lhe moveu a fazer isso e proceder assim. Eles oravam e jejuavam para ver quem seria separado para o evangelho, Paulo e Barnabé foram enviados após oração e jejum, e o Espírito Santo falou com a igreja. Nas igrejas eles sabiam que Paulo iria a Jerusalém e seria preso, tudo pela revelação do Espírito. O próprio Paulo sabia até mesmo a hora da sua morte devido a revelação do Espírito. Ele sabia que assim com havia testificado em Jerusalém também testemunharia em Roma, tudo isso pelas revelações do Espírito Santo.

Com isso eu quero dizer que a igreja primitiva não fazia movimentos aleatórios, eles não eram evangelistas "desesperados", nem eram precipitados. Eles até mesmo estavam crescendo em sabedoria sobre como evangelizar, quando surgiram as questões de como administrar o Evangelho aos gentios, eles estavam aprendendo como administrar a Palavra da Salvação aos gentios pois eles não sabiam como fazer isso antes, isso não era claro para eles. Algumas pessoas vão ao supermercado e voltam se sentindo muito mal "ah, eu não preguei para o caixa do super-mercado, que tipo de cristão que eu sou?", "vou perder o arrebatamento, não estou falando de Jesus". Por favor irmãos, vamos voltar ao evangelismo da igreja primitiva, onde a vida que vivemos é o evangelismo destes dias. Saia destas cobranças inúteis e desnecessárias, apenas seja movido pelo Espírito Santo e Ele te fará saber a hora para todas as coisas. Deus está muito mais preocupado com a nossa comunhão com Ele e salvação do que com fazer de cada um de nós um simples garoto de recados. O povo hoje nesta sede por "evangelizar" criou diversas estratégias de evangelismo que estão trazendo mais prejuízos para a Palavra do que edificação em Deus. Eu não quero comentar sobre estas coisas agora, mas evangelismo é algo espiritual e não carnal.

Algumas vezes na verdade você precisará ser reformado primeiro, reerguido, e conforme esta obra anda na sua vida então Deus te dará maior capacidade para levar a sua palavra. A uns a capacidade será dada de uma maneira, e a outros de outro modo. Simplesmente esqueça tudo que você tem visto e ouvido nas teorias humanas e vá para o lugar onde apenas o Espírito Santo poderá te mover. Se você tentar abastecer um caminhão a diesel com o álcool da cana de açúcar ele não vai se mover, do mesmo modo, faça do Espírito Santo o combustível, o único combustível capaz de mover a sua vida, não seja movido por outras vozes. As pessoas andam se cobrando por não evangelizar, mas por favor, entendam alguns de vocês, que a hora de vocês é muito mais de ser restaurada a sua comunhão com Deus primeiramente do que ter preocupações em evangelizar aleatoriamente a tudo e a todos mesmo sem ter nenhuma direção clara e específica de Deus. Na igreja primitiva eles oravam, jejuavam, esperavam, e o Espírito dava orientações claras e específicas sobre onde ir, como ir, com quem falar. Você vê quando Paulo foi visitado por Jesus, na sua conversão e ficou cego, Deus falou para Ananias ir a uma rua específica, falar com Paulo (um homem específico), e orar para ele uma oração específica, para ele recuperar a vista e ser cheio do Espírito Santo.

Eu sei que as vezes o Senhor pode não "falar" conforme estamos acostumados, mas Ele pode simplesmente te mover a fazer o que Ele quer, e isso é mais frequente do que imaginamos, as vezes imperceptível, especialmente quando somos treinados a deixar a Unção do Espírito simplesmente fluir e nos guiar até a Terra Prometida do Arrebatamento e encontro com Jesus Cristo nos ares.

Temos muito que falar sobre evangelismo, mas deixa-me parar por aqui hoje. Não se cobre por "não evangelizar", algumas vezes é somente tua hora de parar e estar sendo reformado por Deus primeiramente. O mesmo Deus que falou "ide e pregai o Evangelho" também falou "esperem porém em Jerusalém até que do alto sejais revestidos de poder"

Oh, como precisamos de um "novo pentecostes" no Brasil! Nada além de um tremendo e maciço derramar da glória de Deus poderia reerguer este povo e esta igreja do pó e das cinzas! O Espírito Santo viria tão forte que as dúvidas seriam esmagadas pela Unção do Senhor! Nós simplesmente seríamos movidos pelo Espírito e nossa mente carnal estaria aniquilada de uma vez por todas! Abrir a boca seria tão fácil e natural! Estar quieto e esperar se tornaria tão possível e tão real!

Deixa que o Senhor te faça um vaso novo! Clamemos por um mais poderoso e glorioso derramar do Espírito Santo de Deus no Brasil! Um que possa varrer toda apostasia e corrupção das nossas vidas! Nós precisamos, nossa nação está sendo julgada por Deus, nós estamos sendo julgados! Mesmo assim está escrito "aquietai-vos e sabei que EU SOU DEUS!"

"Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti; Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti." Isaías 60:1,2

(...)
Share on Google Plus

Sobre Altar de Arrependimento

Nosso intuito é pregar o Evangelho de Jesus Cristo gratuitamente, sem pedir ofertas, sem falar em dinheiro, levando o conhecimento de Cristo a todos de graça e pela graça que nos foi dada pela Cruz e pelo Sangue do Nosso Senhor Jesus. Nosso foco é preparar o caminho, preparar um povo para a volta do Senhor Jesus em Arrependimento e Santidade pelo Poder do Espírito Santo de Deus, para a Glória de Jesus e do Pai em Seu Filho Amado a quem nós também amamos, recebemos e ouvimos como Único Deus Senhor e Salvador.