Pudor & Modéstia: Uma Virtude cristã esquecida

"Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras." Timóteo 2:9,10

Se realmente não fosse importante para Deus que homens e mulheres cristãos se vestissem de maneira decente então certamente a bíblia não falaria sobre isso. Se você ler o novo testamento verá dois dos Apóstolos, Paulo e Pedro falando claramente a respeito deste assunto. Esta ali a clara referência de que a igreja primitiva se preocupava sim em não usar vestimentas sensuais. O assunto sobre "como os cristãos devem se vestir" faz portanto parte do Evangelho da Graça de Deus em Cristo Jesus, mas hoje em dia o pudor e a modéstia recomendados pela bíblia são valores e virtudes esquecidas e abandonadas.

O modo que você se veste pode dar destaque a carne, luxúria, lascívia, provocar cobiça, e é por isso que uma parte importante/indispensável da santidade inclui usar roupas descentes. Eu não estou dizendo de usar roupas caras e tudo mais, mas estou falando sobre o valor de cobrir o próprio corpo em respeito a Cristo e em respeito ao seu semelhante. Especialmente, mas não somente, no culto a Deus, tem havido uma falta de noção na hora de escolher as peças de roupa adequadas. O padrão de referência da maioria dos cristãos do Brasil já não é mais a bíblia mas sim a cultura sensual em que vivemos. Algumas mulheres por exemplo, ainda que este texto não seja só para mulheres, mas elas podem se julgar muito modestas quando se comparam a outras mulheres nas ruas, mas seriam assim tão honestas as suas vestes aos olhos do Espírito Santo?

Um dos valores que precisamos retornar a igreja é vestes modestas e decentes, não sensuais, de acordo com a recomendação do Espírito Santo. Não podemos nos fazer de surdos ao apelo do Espírito Santo através dos Apóstolos do Cordeiro para que a igreja seja santificada inclusive no modo de se vestir. Eu sei que esta transformação vem de dentro do coração para fora, e aqui precisamos fazer a distinção entre os que já conhecem a Cristo e os que não o receberam ainda. É óbvio que quando você vai falar de Cristo para pessoas que não são cristãs este assunto de vestimenta é superficial, Cristo quer entrar no coração daquela pessoa, então não coloque obstáculo para ninguém receber Jesus por conta da maneira como está vestido. Pregue Jesus Cristo e não vestes. Mesmo assim, uma comunidade cristã deve cultivar valores espirituais, e um deles é vestir de maneira honesta aos olhos de Deus.

"Considerando a vossa vida casta, em temor. O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus. Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos;" 1 Pedro 3:2-5

Precisamos entender que os Apóstolos receberam revelações do Espírito Santo sobre como preparar a igreja de Cristo para a eternidade. Nós não podemos desprezar isso. Talvez você não seja capaz de enxergar estes valores espirituais cristãos a menos que mude o seu ponto de vista do temporal para o eterno. Em Cristo as coisas só fazem sentido quando você as enxerga do ponto de vista da eternidade. É necessário portanto entrar primeiramente na eternidade para depois a virtude começar a se manifestar na sua vida, e um dos aspectos desta virtude consiste em santificar o modo do teu vestir, varrendo a sensualidade para fora. Eu sei que isso pode não fazer sentido para a tua mente carnal, mas um evangelho sem esta preocupação é um evangelho diluído e alterado. Jesus combateu muito bem os fariseus que eram santos apenas exteriormente, mas em nenhum momento Ele anulou o fato de que devemos ter pudor e modéstia no modo de vestir.

Não sejamos sensuais, pois os sensuais não tem o Espírito Santo. Se nos arrependermos o Espírito Santo virá renovar a nossa mente neste quesito tão importante, tão desprezado e tão menosprezado pelo fato de que a maioria dos cristãos não consegue entender como a sensualidade tem poder de matar o Espírito Santo na vida de um homem, de uma igreja, de uma congregação. Pense duas vezes antes de confundir pudor e modéstia com religiosidade, falar que tudo é legalismo, e criticar aqueles que tem preocupação com um vestir santo como se fossem todos hipócritas e religiosos. O próprio Senhor foi quem recomendou a igreja através dos seus Apóstolos a que este assunto fosse considerado importante. Ainda que existe quem faça isso de maneira religiosa e hipócrita, não anulamos o fato de que para o Espírito Santo é importante pudor e modéstia na igreja. Pudor e modéstia fazem parte da adoração a Cristo.

Quando falamos deste assunto, será que o nosso conceito de pudor e modéstia é o mesmo conceito do Espírito Santo?

(...)
Share on Google Plus

Sobre Altar de Arrependimento

Nosso intuito é pregar o Evangelho de Jesus Cristo gratuitamente, sem pedir ofertas, sem falar em dinheiro, levando o conhecimento de Cristo a todos de graça e pela graça que nos foi dada pela Cruz e pelo Sangue do Nosso Senhor Jesus. Nosso foco é preparar o caminho, preparar um povo para a volta do Senhor Jesus em Arrependimento e Santidade pelo Poder do Espírito Santo de Deus, para a Glória de Jesus e do Pai em Seu Filho Amado a quem nós também amamos, recebemos e ouvimos como Único Deus Senhor e Salvador.