Incorrupção, gravidade, sinceridade, linguagem santa


"Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós." Tito 2:7,8

Quando nós lemos as recomendações de Paulo e o exemplo de Jesus podemos entender claramente que pregadores não devem ser humoristas profissionais. A mensagem é séria e por isso deve ser dada em tom sóbrio. Mesmo que haja alegria na mensagem, deve ser uma alegria sóbria. A bíblia fala sobre uma linguagem sã, que quer dizer, saia das palavras torpes e palavrões, do linguajar impróprio para a mensagem do reino de Deus. Gravidade aqui seria um tipo de sinônimo para seriedade, sem chocarrices, parvoíces, zombarias, escárnios. Seja sério, sincero, sóbrio, honesto e digno em tudo.

Eu sei que o humor atrai a carne, não é a toa que o que mais temos hoje são humoristas "cristãos". Desde sites na internet até palestrantes profissionais que atuam nos púlpitos das igrejas, sempre fazendo piadas. Há sites especializados em "defesa da fé" com humor. Mesmo assim Paulo falou sobre seriedade, Pedro falou sobre seriedade, a bíblia fala sobre sermos sérios, sóbrios e vigilantes. Não é difícil de constatar que os sites "cristãos" que mais usam humor são os mais acessados da internet. Se você abrir qualquer página de vídeos ou postagens, e começar a falar coisas engraçadas ali, e a rir da apostasia, logo você terá milhares de seguidores ainda que você esteja prestando um enorme desserviço a palavra de Deus.

Tais pessoas são como nuvens sem água, são falsos mestres, vomitando as suas próprias imundícias, zombando e ensinando os outros a zombar, desprezando nos seus corações o pobre, mas nunca se afligindo pela ruína do povo desta terra. Muito poucos estão angustiados e orando a respeito da maldade que há neste mundo. Mesmo dentro da igreja, melhor as vezes colocar meia dúzia de piadas num site para ter bastante acessos do que chorar por pureza, arrependimento e santidade a Deus, o Pai. Infelizmente mais são os que andam buscando glória para si do que para o Pai, ainda que digam que estão, não, não estão buscando nem dando glórias a Deus.

Quando Neemias viu Jerusalém em ruínas ele sentou, jejuou e chorou, ele não zombou e nem desprezou no seu coração aquela cidade arruinada pelos seus próprios pecados. O Espírito Santo estava chorando por Jerusalém, Neemias estava sendo movido pelo Espírito Santo, chorando por Jerusalém também. Por que alguns hoje estão sorrindo, ganhando dinheiro com seus sites muito acessados, e construindo comédia em cima da queda do seu próximo? Por favor, vamos voltar a ser sérios, vamos voltar a ser sóbrios, vamos voltar a ser vigilantes, compassivos, longânimos, amorosos, justos, perdoadores, misericordiosos e santos para que Deus possa nos usar em alguma obra de restauração e reedificação das  vidas em ruínas e assoladas pelo pecado.

Que todos possam chegar ao pleno conhecimento de Deus.

"Os insensatos zombam do pecado, mas entre os retos há benevolência." Provérbios 14:9

(...)
Share on Google Plus

Sobre Altar de Arrependimento

Nosso intuito é pregar o Evangelho de Jesus Cristo gratuitamente, sem pedir ofertas, sem falar em dinheiro, levando o conhecimento de Cristo a todos de graça e pela graça que nos foi dada pela Cruz e pelo Sangue do Nosso Senhor Jesus. Nosso foco é preparar o caminho, preparar um povo para a volta do Senhor Jesus em Arrependimento e Santidade pelo Poder do Espírito Santo de Deus, para a Glória de Jesus e do Pai em Seu Filho Amado a quem nós também amamos, recebemos e ouvimos como Único Deus Senhor e Salvador.